Esta é a parte que você nunca arrancará de mim.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Novas espécies ou novas descobertas?


***
Pesquisadores da ONG ambientalista Conservação Internacional, junto com colegas da Fundação Arcoiris e da Pontifícia Universidade Católica do Equador, retornaram de um canto remoto dos Andes com uma lista impressionante de possíveis novas espécies. São quatro anfíbios, um réptil e sete insetos que devem ser descritos em breve, além de animais raríssimos e ameaçados de extinção, embora já conhecidos, como uma perereca cuja pele transparente deixa entrever todos os seus órgãos.

[A perereca transparentes permite a visualização de seus órgãos]

As descobertas vieram de um RAP (sigla inglesa para programa de avaliação rápida de biodiversidade) na região da cordilheira do Condor, no sudeste equatoriano. A área, banhada pelo alto rio Nangaritza, está isolada do resto dos Andes, o que favoreceu o surgimento de muitos endemismos, ou seja, de espécies que ocorrem só ali e em nenhuma outra região.
[Espécie na qual o macho carrega o girino nas costas.]

A região fica perto de um parque internacional da paz -- área protegida criada como marco do fim dos confrontos de fronteira entre o Equador e o Peru no local, no fim dos anos 19
90. Os pesquisadores querem que os governos dos países sul-americanos aproveitem o ensejo das descobertas para aumentar a proteção à biodiversidade local.
[Essa pequena salamandra pertence a uma possível nova espécie]

A biodiversidade de aves e mamíferos também é muito rica na área, de acordo com a avaliação. Em comunicado, a CI cita a mineração e a extração de madeira como ameaças importantes para a sobrevivência das espécies recém-descobertas.
[Lagarto do gênero Enyalioides é uma outra nova descoberta]

***

Rosa e translucente, o Pachycara priedei é uma de seis novas espécies de peixes descobertas nas Ilhas Crozet na Antártida.


Talvez seja esta uma nova pista para começarmos a pensar: será que já sabemos de tudo e conhecemos tudo?

boa noite!