.jpg)
A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adiquirida) é causada pelo vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana). É uma síndrome porque é grupo de sinais e sintomas que, uma vez considerados em conjunto, caracterizam uma doença. Atinge os linfócitos (glóbulos brancos) que são fundamentais para a coordenação das defesas do organismo. E é adiquirida pois não é congênita como no caso de outras imunodeficiências, ela não é causada espontaneamente, mas por um fator externo (a infecção pelo HIV).
Antigamente, o diagnóstico da AIDS era uma 'sentença de morte', pois a cura era inexistente.
Hoje em dia é possível, tomando um coquetel de remédios, conviver com o vírus sem muitos danos ou sintomas, apenas, com o tempo, se tornando não imune a doenças, principalmente as transmitidas pelo ar (são várias doenças oportunistas que começam a aparecer: pneumonia, alguns tipos de câncer, problemas neurológicos, perda de memória, dificuldades de coordenação motora, etc)
O vírus da Aids encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa. Após a contaminação, o vírus pode demorar até 10 anos para se manifestar e mesmo não tendo a doença, ainda sim pode transmitir o vírus já existente no seu corpo.
A melhor maneira de prevenção com relação a transmissão via contato sexual, é a utilização correta de preservativos durante as relações sexuais. Atualmente, existem dois tipos de preservativos, também conhecidos como camisinhas: a masculina e a feminina. Além de evitar uma gravidez indesejada, previne várias outras doenças como gonorréia, sífilis, candidíase, etc.
Por isso ninguém brinca quando fala: use camisinha!
Se você tiver dúvida ou curiosidade de ver o que pode acontecer quando você não usá-la, vá até a página do Google e digite 'doenças sexualmente transmissíveis' e não se assuste, mas é isso que acontece quando você não se previne. Além de você poder ter um filho pra cuidar dalí nove meses...
pensez au sujet de cela.
É uma pena que a AIDS ainda exista, ou pior, que pessoas ainda se contaminem. Na maioria das vezes, as campanhas na mídia, ao invés de ajudarem, só atrapalham...
ResponderExcluirE assim o mundo não vai para a frente.
Adorei a imagem, bem chocante. E não deixei de lembrar do Cazuza.
Cazuza... pra ele foi um descuido ou um castigo?
ResponderExcluir.-.
Acho que um castigo. Quem mandou não se prevenir?
ResponderExcluirNem acho que foi castigo, acho que foi descuido. Não sei porque, mas acho que foi descuido.
ResponderExcluirÓtima e bem lembrada matéria
;D