Esta é a parte que você nunca arrancará de mim.

sábado, 29 de novembro de 2008

Qual sua propaganda favorita?


A propaganda é a mensagem mais clara de persuasão de um produto, seja ele um produto de limpeza, um alimento, um carro, uma casa, ou até seguros, poupanças, etc. 
A idéia da propaganda é dizer ao consumidor que sem o produto a ser mostrado ele não poderia levar uma vida regular, ou seja, algo faltará para o seu bem-estar. Até os produtos menos utilizados no nosso dia-a-dia merecem propagandas, como esta (que aliás, acho muito persuasiva e inteligente).
Porém, alguns ilustradores (ou outros desta área) 'abusam da profissão' (ou não, depende do que você acha sobre) e colocam mensagens subliminares (mensagens captadas instantaneamente por uma região do cérebro inconsciente e posteriormente por nossa região mais ativa) em seus trabalhos. A maioria das vezes são mensagens de sexo, pessoas nuas, palavras que induzem à certas práticas como o sexo (propriamente dito), seitas satânicas, etc.
Algo muito complicado, pois crianças podem ter contato com estas propagandas, mesmo que passem num horário adequado. E as multas (seria 'multa' a palavra?) não são baixas, chegando a 200 mil dólares fácil, dependendo da mensagem que foi visualizada.
Por isso, as propagandas, hoje em dia, são demonstrações de inteligência, uso da linguagem artística e oral, etc. É, mesmo as piores.

Foto: Lanchonete Mc Donald's, em que sua fachada foi 'tranformada' em um relógio de sol, que a para cada hora do dia, o ponteiro mostra um produto a ser consumido. Inteligente?
Para visualizar a imagem em maior tamanho, clique aqui.


bon dimanche.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Já descobriu o 'segredo' para o sucesso?


Alguém já dizia: "O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário", de fato isso é verdade. Acho que a grande recompensa do sucesso é você ver todo seu esforço e além de dizer 'valeu a pena' é sentir que tudo foi você mesmo que fez, obteve ajuda, claro, mas você conseguiu, você alcançou o sucesso. 
A fórmula do sucesso não está escrito em nenhum lugar, eu penso. Cada um 'mistura' o que achar melhor, o que precisar, o que acha que vai dar certo e pronto! Com paciência e dedicação você o alcançou.
Quando alcançado, percebemos que a grande satisfação, não é a obtenção do sucesso em si, e sim o seu aprendizado e esforço. O trabalho enriquece o homem, e não o sucesso. O sucesso só o agrada. 
O livro 'O Segredo' diz a respeito do sucesso. É, aliás, ali que está o sucesso, segundo os autores do livro e quem experimentou e conseguiu usá-lo. Acho que também consegui. Uma vez só. Mas pedi algo (e consegui) que a vida nos dá com o tempo, e não quando queremos. Foi um aprendizado, e por isso, não mexo mais com o que a vida nos dará naturalmente, eu apenas espero.
Mas, como outro alguém já disse também: "Não há trabalho sem recompensa e não há espera sem motivo" (seria assim o ditado?).
Pois é, apenas não tenha vergonha de exercer tudo aquilo que é possível para você chegar lá. É o que diga Nicolau Maquiavel, em "O Príncipe" ("Os fins justificam os meios").
É mais ou menos como aquela frase que você ouve em todo filme infantil : 
"Acredite nos seus sonhos".

bon week-end.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Você já prestou atenção no poder que tem o texto?



Bem como Fabiano (persoangem do livro 'Vidas Secas', de Graciliano Ramos) sabe, a palavra tem poder. Ainda mais quando estas se juntam, tornando um verdadeiro texto. E quem disse que pra algo ser um texto precisa ter palavras, letras, frases?
Uma imagem se torna um texto. Uma frase também. Tudo que podemos ver e através da visualização captar algum sentimento, expressão ou até idéia, se torna um texto.
O que eu acho interessante nas aulas de Literatura são as variedades, estilos, temas e contextos da época em que frases, versos, livros, etc, foram escritos.
Um exemplo de texto moderno são as crônicas, das quais adoro. Elas retratam o dia-a-dia de forma humorístima ou até mesmo moral, com casos, pessoas ou situações em que enfrentamos e que são tão comum hoje em dia na vida de qualquer pessoa.
Vale a pena sim, você pegar um livro e começar a ler. Leia sobre o que você gosta, o assunto que te traz satisfação na leitura. leia qualquer coisa (revistas, jornais, placas, planfetos, cartazes) mas leia. Ler nunca é demais ou prejudicial, e te ajudará pelo menos em algum dia da sua vida. Tenha certeza.
Obs: Imagem retirada do Enem de 2004. Esse texto se chama Epithalamium, que em grego significa quarto nupcial, ou em outras traduções, casamento. 
Retrata o homem ('he'), a mulher ('she') e a serpente do 'Jardim do Éden' (a letra 'S'), da lenda bíblica "Adão e Eva". 
Há quem diga que a letra 'S' na verdade retrata a sogra atrapalhando o casamento.... conclua você mesmo :) ...

Bon après-midi.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Afinal, porque não possuimos contato com outros seres?


Sim, eu acredito que não somos únicos neste universo.
A palavra 'universo' já nos dá idéia de coisas grandiosas, e sabemos que há lugares que nem imaginamos.
Dizem que além do buraco-negro [aquele que teria, de alguma forma, ajudado o universo a se formar e sabemos que existem milhares de outros espalhados por aí a fora] nos leva a uma outra dimensão. Será? Eu acredito que sim, pra mim, nada concreto é infinito. Deve ter um fim e melhor ainda se esse fim for uma outra dimensão. 
Já pensou que o Sistema Solar não é nada comparado ao resto do que existe fora dele?
Somos egocêntricos. Pensamos que somente nós tivemos a capacidade de nos adaptar e viver nesse cantinho da Via Láctea. 
Dizem que algumas espécies de extra-terrestres chama a Terra de planeta Azul.
Sinceramente, eu queria encontrar a resposta para todas essas perguntas que tenho em mente e que são impossíveis de se responder, pelo menos para 90% da população mundial.
Será influência de um mangá japonês que sou fã [a saga Dragon Ball]?
Deve ser por isso que gosto. Não há fronteiras nesse mangá/animê que não quer saber do que os outros pensam, apenas mostra o que acha. Grande Akira Toriyama!
Se algo te interessa, pesquise !
 
À bientôt.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

E qual é sua opinião sobre o que acontece no mundo?


"Adeus mundo cruel" é o que ouvimos em desenhos animados quando algum personagem tenta suicídio. 
Mas será que o mundo é cruel ou nós, os seres humanos, é que somos?
Já pensou que se não existíssemos, não faríamos falta á natureza?
Nós precisamos dela e não ela de nós. Essas catástrofes ditas 'naturais' não são tão naturais assim. São respostas ao que fazemos ao mundo. 
E as guerras são um tipo de resposta. A de que somos egoístas. Todas as causas de guerras são o egoísmo, indiretamente, é claro.
Até quando acharemos que o que está sobre a terra é nosso?
Até quando ficaremos sem perceber que exatamente tudo é emprestado?

Bonne nuit.


Primeira postagem é sempre igual

Oi, estou começando esse blog onde pretendo expor minhas idéias e ocupar meu tempo livre com algo que me construa. Ou não.
Sejam Bem-vindos!