Esta é a parte que você nunca arrancará de mim.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

“A ideia é pegar o filme do estudante e não a foto." Novo Enem priorisa o momento e não o conhecimento.

Novo 'Enem': polêmica.
De fato, os criadores desse 'novo Enem' acham que deve ser bom fazer 200 questões e uma redação em 2 dias de provas. E ainda tem 5 opções, sendo que talvez você não consiga vaga na universidade que sonha ou quer desde os primórdios de sua escolha de profissão.
Tomem como exemplo eu: quero Química em São Carlos. Está quase tudo certo de eu ir para lá, mas se eu não conseguir a vaga lá? Se eu for parar em Minas Gerais, por exemplo, o que eu faço?
Ainda tem o 'problema' de cotas para negros, para índios e estudantes do ensino público. Na UfsCar as cotas estão na média de 50% das vagas. Bem, aí fudeu pra mim, no português bem claro.
Fique com a explicação do nosso mais novo problema futuro, o Enem não seriado, longo e incorreto.

O novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que poderá substituir o vestibular das universidades federais, já tem data definida: 3 e 4 de outubro. A proposta foi encaminhada pelo ministro da Educação Fernando Haddad aos reitores das instituições, que irão discutir se vão aderir ao exame como forma de seleção. "As instituições têm liberdade para não aderir, aderir como processo unificado ou aderir parcialmente.

(...)

Após a divulgação dos resultados do Enem, o candidato deverá escolher cinco opções de cursos, que podem ser em uma mesma universidade ou em instituições federais diferentes --o cadastro será feito pela internet. A partir da inscrição, o candidato poderá monitorar como está a concorrência dos cursos. "Na prática, o estudante concorre a todas as vagas das universidades federais. A partir do momento que ele percebe que suas chances são menores em um curso, ele pode migrar", explicou Haddad.

Na próxima semana, o ministro Fernando Haddad se reunirá mais uma vez com os reitores das federais para acompanhar a aceitação da proposta. As informações são da Agência Brasil.

fonte: Jornal Agora

(...)

Aqui, também se pensa em oferecer o Enem não só uma vez por ano, o que acabaria de vez com a maior característica do vestibular brasileiro: hoje, uma só prova muitas vezes é decisiva para o futuro de milhares de jovens.

As universidades federais ainda discutem se aceitam ou não a proposta do MEC de mudança do vestibular. O ministro, no entanto, resolveu remodelar o Enem de qualquer jeito, numa tentativa de forçar a aprovação da proposta de novo vestibular pelas federais. Segundo estimativas do ministério, 35 delas já estariam dispostas a dizer "sim" ao ministro

O novo Enem deve passar a ter 200 questões (hoje são 63). A prova seria feita em outubro, em dois dias, e não mais em agosto, como sempre ocorreu. Seriam quatro partes: linguagens, matemática, ciências naturais (química, física, biologia) e ciências humanas (história, geografia, filosofia, sociologia).

fonte: O Estadão

Bom, depois desse Enem, só nos resta estudar, e muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário