Esta é a parte que você nunca arrancará de mim.

sábado, 29 de novembro de 2008

Qual sua propaganda favorita?


A propaganda é a mensagem mais clara de persuasão de um produto, seja ele um produto de limpeza, um alimento, um carro, uma casa, ou até seguros, poupanças, etc. 
A idéia da propaganda é dizer ao consumidor que sem o produto a ser mostrado ele não poderia levar uma vida regular, ou seja, algo faltará para o seu bem-estar. Até os produtos menos utilizados no nosso dia-a-dia merecem propagandas, como esta (que aliás, acho muito persuasiva e inteligente).
Porém, alguns ilustradores (ou outros desta área) 'abusam da profissão' (ou não, depende do que você acha sobre) e colocam mensagens subliminares (mensagens captadas instantaneamente por uma região do cérebro inconsciente e posteriormente por nossa região mais ativa) em seus trabalhos. A maioria das vezes são mensagens de sexo, pessoas nuas, palavras que induzem à certas práticas como o sexo (propriamente dito), seitas satânicas, etc.
Algo muito complicado, pois crianças podem ter contato com estas propagandas, mesmo que passem num horário adequado. E as multas (seria 'multa' a palavra?) não são baixas, chegando a 200 mil dólares fácil, dependendo da mensagem que foi visualizada.
Por isso, as propagandas, hoje em dia, são demonstrações de inteligência, uso da linguagem artística e oral, etc. É, mesmo as piores.

Foto: Lanchonete Mc Donald's, em que sua fachada foi 'tranformada' em um relógio de sol, que a para cada hora do dia, o ponteiro mostra um produto a ser consumido. Inteligente?
Para visualizar a imagem em maior tamanho, clique aqui.


bon dimanche.

2 comentários:

  1. Oi Luana!
    Adorei o texto de hoje. Além de muito bem escrito (você sabe, né?), faz sentido. Tem muita gente por aí que não sabe o poder que as propagandas têm sobre eles mesmos. Ou pior: tem muita gente aí que não percebe como as propagandas são apelativas.
    É bom abrir o olho, ou então o capitalismo de consumo vai pegar nós todos (se é que já não pegou).
    Parabéns pelo blog, estou adorando XD
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. AAh que ótimo que vc gostou :D
    sim, o consumismo é uma catástrofe...
    e atinge todos, esse é o problema...
    beijão

    ResponderExcluir