Esta é a parte que você nunca arrancará de mim.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Porque nos fascina os planetas e outros corpos celestes?


Ah, hoje decidi postar apenas pra mostrar um fenômeno que me fascina, o alinhamento de planetas. 
É raro sim, alguns acontecem somente uma vez a cada décadas, séculos, milênios. Por isso nos fascina. Veremos em vida uma vez, se tivermos sorte. Eclipses também ocorrem por causa dos alinhamentos de planetas. Sempre têm o nome de quem é coberto, por exemplo: a Lua cobriu o Sol, então foi um eclipse Solar.
Os alinhamentos ocorrem por que a rotação dos planetas se coincidem, passando dois ou mais planetas pelo mesmo ponto, podendo serem vistos por alguém ou algo que esteja dentro da circunferência de rotação dos planetas. 
Esse estudo vêm de milhares de anos atrás, os Maias eram grandes astrônomos. Parte de nossa ciência astronômica vem do conhecimento e das descobertas deles. Construiram pirâmides que marcavam estações do ano, fases lunares, etc. 
Assim como os egípicos, que junto com os Maias, podem ter feito contato com seres extraterrestres e relatado isso em suas pirâmides, construções, ou seja, na história de seu povo. 
Ainda me lembro, que no ano de 1999, no último dia do ano (meu aniversário, diga-se de passagem), Fátima Bernardes anunciou no Jornal Nacional, que havia previsões (segundo o calendário Gregoriano) de que o mundo iria acabar no ano 2000. Os Maias, há mil anos, previram que o mundo acabaria ou em 2011, ou 2012 ou em 2013. É esperar pra ver.
Obs: foto tirada pelo meu irmão, agora pouco ás 21:30h aqui em Votuporanga (estado de São Paulo, Brasil), um alinhamento entre Lua, Júpiter (pontinho menor, quase não visto) e Vênus (pontinho maior), formando um triângulo equilátero.


bonne nuit et bons contacts de troisième degré!

5 comentários:

  1. É, os planetas REALMENTE me fascinam. Os planetas, as nebulosas, os quasares, os pulsares, os buracos negros, as galáxias, as estrelas, as constelações...
    Me senti no céu quando vi o alinhamento. Nunca tinha visto nada parecido. Só apaixonada por Astronomia, mesmo, para entender.
    O próximo passo é ver ao vivo. Quem sabe, dia 30/04/2009, hein?
    Beijos e até amanhã! ;*

    ResponderExcluir
  2. eu tive que subir no telhado de casa pra ver...
    foi perfeito isso *-*
    nunca imaginei que veria isso um dia...
    beijo primaa ♥

    ResponderExcluir
  3. sim, foi lindo e fascinante!

    ResponderExcluir
  4. não consegui ver, as árvores tamparam :/ mas deve ter sido lindo. *-*

    ResponderExcluir
  5. AAAaa sei lá, eu particularmente acho tudo envolvendo planetas e principalmente a lua perfeito.
    Então, fica dica

    ResponderExcluir