Esta é a parte que você nunca arrancará de mim.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Os judeus e o Natal.


Como é de conhecimento, os judeus não aceitam Jesus Cristo como messias, ou seja, Jesus pode ter vivido mas não foi de importância para eles. Messias são profetas e Jesus não é considerado um. Então ele não possui importância e não há porque comemorarem o nascimento de Jesus (Natal) ou lembrar a morte dele (Páscoa).
Mas eles possuem estas datas em seus calendários festivos, ou seja, comemoram estes dias, porém são por outras causas (motivos anteriores ao nascimento de Cristo, que para eles duram até hoje).
Os judeus comemoram o "Natal" judeu quando a tradicional árvore dá lugar a um candelabro (um dos símbolos judaicos mais famosos), que é iniciado ao acender a primeira das oito velas. Apesar de quase conincidir com o Natal cristão, o "Chanukah" ou 'Festa das Luzes' tem poucas semelhanças com o tradicional natal: além de durar oito dias, os judeus comemoram o chamado 'milagre do jarro de azeite'. Nesta cerimónia religiosa, os judeus acendem uma vela todas as oito noites que dura a celebração, que vão sendo colocadas num candelabro de oito braços designado por "Chanukia" ou "Menorah". O ritual completa-se na última noite, quando estiverem acesas as oito velas, uma forma de recordar o milagre do pequeno jarro de azeite ocorrido após a vitória dos judeus na batalha que os opôs aos gregos. 
O "Chanukah", que em Israel se inicia normalmente no dia 25 do mês do calendário hebraico "Kislev" (correspondente a Dezembro), comemora a restauração da soberania do povo judeu, na altura sob o domínio dos gregos, que queriam converter a nação à cultura helénica. Depois de os expulsarem, os judeus recuperaram o templo de Jerusalém e quando se preparavam para lá acender uma "Menorah" verificaram que só tinham azeite para mantê-la acesa durante um dia.
Contudo, segundo a história do milagre, o azeite acabaria por durar oito dias, dando aos judeus tempo suficiente para produzir novo azeite puro para iluminar o templo (do qual apenas resta o que se conhece hoje como Muro das Lamentações).
E para celebrar este milagre, que simboliza a vitória dos judeus sobre os seus inimigos, que durante o "Chanukah", nos lares e sinagogas se colocam velas na "Menorah", noite após noite, até estarem as oito acesas.
O peru e bacalhau típicos do Natal católico são substituídos por panquecas de batata e uma espécie de "donuts" fritos em azeite. E em vez de desembrulharem presentes à meia-noite, as crianças recebem habitualmente dinheiro.

Alguns judeus famosos:
Adam Sandler (Ator)   
Alan Greenspan (Presidente do Banco Central dos EUA) 
Albert Einstein (Físico)
Andre Citroën (Engenheiro e fundador da Citroën) 
Ben Affleck( Ator) 
Bob Dylan (músico e compositor) 
Boris Casoy (jornalista) 
Charlie Chaplin (Ator, diretor e escritor) 
Clarice Lispector (Escritora)  
Danny DeVito (Ator)
David Copperfield (Ilusionista) 
Gwyneth Paltrow (Atriz) 
Harrison Ford (Ator) 
Jesus Cristo 
Karl Marx (Sociólogo e filósofo) 
Luciano Huck (Apresentador de TV)  
Marcel Proust (Escritor) 
Michael Bloomberg (Prefeito de New York) 
Michael Douglas (Ator) 
Nostradamus (Vidente) 
Patricia Pillar (Atriz) 
Roberto Justus (Publicitário) 
Sarah Jessica Parker (Atriz) 
Serginho Groisman (Apresentador de TV)
Silvio Santos (Empresário e apresentador de TV)
Steven Spielberg (Diretor de cinema) 
Woody Allen (Ator, diretor e escritor)

Então seja da religião que for, todos comemoram o Natal. 
E até porque ninguém quer ficar sem presente, não é?



bon après-midi.

11 comentários:

  1. o clima natalino invade o mundo todo, invade a mídia. Acho que os judeus seriam (ou se sentiriam) excluídos se não ligassem pro Natal.
    Afinal, cidades inteiras mudam para o Natal. Acho que é um tipo de "globalização" que engloba obrigamente a todos, passando por cima de prováveis tabus religiosos :D

    ResponderExcluir
  2. e não sabia que o Woody Allen era judeu :O

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia que várias dessas pessoas eram ou são judeus.
    Acho sinceramente que pelo fato de eles comemorarem uma vitória do seu povo e não o nascer de um menino (o menino de Deus), isso me torna mais favorável ao objetivo do natal dos judeus que os cristãos.
    E além do mais a festa dura oito dias, já pensou se você ganhar dinheiro nos oito dias.
    =)



    P.S.: se ganhar mesmo dinheiro nos oito dias me avise, assim poderei me converter. Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. será que compensa ser judeu, porque as obrigações deles são muitas é por isso que o dinheiro talvez, ainda não sei, venha os 8 dias dessa comemoração...
    plsapopkkopaopasokpasokpas

    ResponderExcluir
  5. já sofro preconceito demais por ter franja, imagine se eu fosse judeu. o_o

    ResponderExcluir
  6. Judeus não comemoram o natal pelo fato de não considerar Jesus filho de Deus. Para eles ele é só um profeta. Sou judeu, sei de algumas coisas ._.

    ResponderExcluir
  7. Pode ser um profeta.
    Más que realizou muitas obras aqui na terra, niguém pode negar.

    ResponderExcluir
  8. Não é que nós, judeus, não aceitamos Jesus como messias. Não aceitamos ele com Cristo. Ele foi um messias, um profeta, é óbvio. Ele apenas, na opinião dos judeus, não foi o filho de Deus. Pra nós o filho de Deus, o verdadeiro Cristo, ainda virá.

    ResponderExcluir
  9. Com o passar dos anos aprendi a respeitar todas as religiões ..sendo qual for , buscando sempre o conhecimento. Como boa brasileira sou um pouco de tudo que se passa a minha volta por isto busco entender. A todos Chabad Cavód !

    ResponderExcluir
  10. sou ateu o que em nome de de jesus foi matar e roubar milhares de mulçumanos,judeus,indios amerindios e etc.

    ResponderExcluir