Esta é a parte que você nunca arrancará de mim.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Aids: castigo ou descuido?


A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adiquirida) é causada pelo vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana). É uma síndrome porque é grupo de sinais e sintomas que, uma vez considerados em conjunto, caracterizam uma doença. Atinge os linfócitos (glóbulos brancos) que são fundamentais para a coordenação das defesas do organismo. E é adiquirida pois não é congênita como no caso de outras imunodeficiências, ela não é causada espontaneamente, mas por um fator externo (a infecção pelo HIV).
Antigamente, o diagnóstico da AIDS era uma 'sentença de morte', pois a cura era inexistente. 
Hoje em dia é possível, tomando um coquetel de remédios, conviver com o vírus sem muitos danos ou sintomas, apenas, com o tempo, se tornando não imune a doenças, principalmente as transmitidas pelo ar (são várias doenças oportunistas que começam a aparecer: pneumonia, alguns tipos de câncer, problemas neurológicos, perda de memória, dificuldades de coordenação motora, etc) 
O vírus da Aids encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa. Após a contaminação, o vírus pode demorar até 10 anos para se manifestar e mesmo não tendo a doença, ainda sim pode transmitir o vírus já existente no seu corpo. 
A melhor maneira de prevenção com relação a transmissão via contato sexual, é a utilização correta de preservativos durante as relações sexuais. Atualmente, existem dois tipos de preservativos, também conhecidos como camisinhas: a masculina e a feminina. Além de evitar uma gravidez indesejada, previne várias outras doenças como gonorréia, sífilis, candidíase, etc.
Por isso ninguém brinca quando fala: use camisinha!
Se você tiver dúvida ou curiosidade de ver o que pode acontecer quando você não usá-la, vá até a página do Google e digite 'doenças sexualmente transmissíveis' e não se assuste, mas é isso que acontece quando você não se previne. Além de você poder ter um filho pra cuidar dalí nove meses...

fontes (ótimas, por sinal): Sua Pesquisa, Wikipédia  e Ministério da Saúde.

pensez au sujet de cela.

4 comentários:

  1. É uma pena que a AIDS ainda exista, ou pior, que pessoas ainda se contaminem. Na maioria das vezes, as campanhas na mídia, ao invés de ajudarem, só atrapalham...
    E assim o mundo não vai para a frente.
    Adorei a imagem, bem chocante. E não deixei de lembrar do Cazuza.

    ResponderExcluir
  2. Cazuza... pra ele foi um descuido ou um castigo?
    .-.

    ResponderExcluir
  3. Acho que um castigo. Quem mandou não se prevenir?

    ResponderExcluir
  4. Nem acho que foi castigo, acho que foi descuido. Não sei porque, mas acho que foi descuido.
    Ótima e bem lembrada matéria
    ;D

    ResponderExcluir