Esta é a parte que você nunca arrancará de mim.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Aniversário: o tempo passa para todos...



Seja de 1 ou de 99 anos, comemorar aniversário é sempre bom, pelo menos ao meu ver e até certa idade, não é?  E como dia 31 deste mês é meu aniversário (meu e da Rita Lee, diga-se de passagem), decidi postar dois textos de curiosidades sobre esta data importante e única e que cada um tem a sua compartilhada com alguém no mundo e mesmo que nasça como eu, em alguma data que algum sempre diz: "Nossa!".

A tradição de sempre festejar a data em que uma pessoa completa mais um ano de vida não é totalmente seguida no mundo. No Vietnã, por exemplo, tal comemoração não se dá na data específica do nascimento, mas sim, na passagem do ano novo, de forma coletiva.

As festas de aniversário surgiram no Ocidente. Desde a Antiguidade, os romanos já comemoravam o dia do nascimento de uma pessoa, conhecido como "dies sollemnis natalis". Os tradicionais bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis, passaram a oferecer em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua.  As velas colocadas em cima do bolo também surgiram na época dos deuses antigos, pois as pessoas acreditavam que a fumaça das velas levava as preces dos fiéis até o céu, além de proteger o aniversariante de espíritos ruins e garantir sua proteção para o ano vindouro.

Como é comemorado o aniversário em:

Rússia, Sérvia, Bulgária e Grécia
É costume entre os fiéis da Igreja Ortodoxa batizar seus filhos com nomes de santos. Por isso, alguns comemoram o aniversário no dia consagrado ao padroeiro. Outra prática comum é fazer duas festas, uma na data de nascimento e outra no dia dedicado ao santo.

Japão
Para os meninos, o aniversário de 5 anos é considerado importante porque com essa idade, na época dos samurais, eram apresentados como guerreiros. As meninas, por sua vez, aguardam com ansiedade a festa de 7 anos, durante a qual recebem seu primeiro quimono. Também é tradição homenagear as crianças de 3, 5 e 7 anos no dia 15 de novembro. Na ocasião, os pais levam os filhos para rezar no templo e lhes presenteiam com doces.

Finlândia
Além de se hastear a bandeira do país na casa do aniversariante, faz parte da tradição fazer um café da manhã especial em família.

Senegal
A família do aniversariante prepara diversos tipos de carne e distribui pela vizinhança.

Tailândia
Os seguidores do budismo aproveitam a ocasião para fazer boas ações. Também faz parte dos costumes entregar alimentos aos monges que passam pela rua.

México, Chile, Cuba e El Salvador
Durante a festa de celebração da data, o aniversariante, de olhos vendados, deve quebrar a 
piñata (vaso de barro cheio de bala) com uma madeira. Enquanto isso, seus amigos cantam músicas tradicionais.

Coréia
Na primeira festa de aniversário, a criança é colocada em frente a uma série de objetos trazidos pelos convidados. Acredita-se que o presente escolhido pelo bebê dá uma pista de seu futuro e de sua futura profissão. O carretel de linha indica vida longa; o livro, dedicação aos estudos; e dinheiro e arroz, sucesso financeiro.


fontes:
Origem do Aniversário
Aniversários pelo mundo


bonne nuit.

Um comentário:

  1. que bonitinha a foto. *-*
    e interessante formas de comemoração o_o gostei.
    Boas festas à vocês :D

    ResponderExcluir