Esta é a parte que você nunca arrancará de mim.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Qual seu ideal de liberdade?


"Liberdade é correr pelo céu" diz a música de abertura da segunda temporada de Dragon Ball Z. E pensei: liberdade é isso. É poder fazer o impossível e ninguém te reprimir. É se sentir no auge, é ser auto-suficiente em toda sua capacidade. É apenas se preocupar com seu pensamento e não a opinião dos outros.
Nos sentimos livre quando podemos nos expressar, podemos sair sem medo, falarmos o que pensamos, etc. Os governos que tiveram época de ditaduras 'aprisionaram' a liberdade de expressão em vários países, inclusive no Brasil. Meu pai viveu esta época. Chico Buarque também. A censura era 'pesada', e não era permitido contestar o governo. Isso nunca parou Chico. Suas metáforas (inteligentíssimas) estavam sempre em suas letras. Ele cantava e ninguém do governo disconfiava de que ele estava falando dos mesmos. Em suas músicas, famosas até hoje, como a letra de "A Banda", Chico fala das bandas que o governo contratava para o povo, a fim de que este se divertisse e esquecesse das mortes, tragédias, do repúdio do governo a liberdade. E infelizmente (ou não) dava certo.
Bom, estes tempos já foram, mas o sentimento de querer liberdade não vem somente contra um tipo de governo. Vem de se libertar de algum sentimento de agonia (tristeza, etc), de drogas (como a cocaína), até de uma culpa. Ou de pessoas (como um chefe que você não acha legal), um companheiro ou companheira que maltrata, briga com você, etc...
Ou seja, a liberdade é ótima, mas há pessoas que não sabem dar valor, ou não conseguem viver com ela. Matam, roubam, estupram, etc, a troco de sua liberdade (quando são pegos, né?) por isso a carceragem (ou seja, a retirada da liberdade de alguém ou algo) é necessária, mas com uma preocupação: que os presos tenham espaço, não tenham acesso à armas, drogas, aos celulares... isso tudo pede uma manutenção, ainda inexistente no Brasil, o chamado "país da impunidade", título o qual nenhum brasileiro se orgulha. Mas estamos caminhando para que isso acabe, estamos sim, no caminho certo. Hoje, o Brasil poderia se chamar "o país da liberdade de expressão", título não vergonhoso e até bonitinho :D.


bon matin.

3 comentários:

  1. Ohh, você falou do Chico Buarque!
    Eu sou amante das músicas dele, confesso (isso é normal para uma pessoa de 15 anos?), justamente por causa da inteligência que ele tem quando compõe. A minha preferida ainda é "O Meu Guri".
    Esquecendo um pouco do Chico, o meu pai também viveu na época da ditadura. Ainda hoje ele diz que era melhor se ela voltasse - mas eu não acho. Ele deve pensar isso porque não sofreu conseqüências diretas da falta de liberdade. Ninguém da família dele foi preso ou torturado. Minha mãe, apesar de ter vivido nessa época, não comenta muito. Acho que ela, sim, sofreu um pouco.
    Embora a ditadura militar já tenha acabado, vários tipos de "ditadura" ainda nos cercam: a da beleza, a do consumo e etc, que não nos deixam ser nós mesmos: impõem um modelo para que sigamos. É o preço a pagar pela globalização.
    Ótimo texto Luana, mas disso você já sabe!
    - kisscallme (porque eu ainda não aprendi como é em francês) ;]

    ResponderExcluir
  2. Realmente a liberdade é algo incríel e muit cobiçado. Pessoas trabalham e estudam para conseguir ser um ótimo profissional e além disso uma ótima pessoa assim ela poderá alcançar o seu sentimento de liberdade. Quanto ao Chico Buarque eu sigo a Nathália, também gosto, pois é. uashsuahuhas. Enfim, tem uma música clássica dele chamada "Cálice" na música diz:
    "Pai, afasta de mim esse CÁLICE
    Afasta de mim esse CÁLICE de vinho de tinto de sangue.."
    E assim vai, a enfase na palavra "cálice" tem outro significado ou seja "cale-se"
    E assim segue a música.
    Muito bem colocado esse texto Lu, parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. sim, todos concordam que o Chico é um gênio.
    les baisers m'appellent {beijos me liga, em francês}

    ResponderExcluir