Esta é a parte que você nunca arrancará de mim.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Lulin: você verá, mas pelo menos 8 gerações não.


Lulin dará o ar de sua graça nesta semana, e daqui a 200 anos também!

O cometa Lulin, descoberto por astrônomos de Taiwan e da China, está cruzando os ceús de várias localidades do mundo, inclusive o Brasil, e poderá ser visto em seu maior esplendor no próximo dia 24 de fevereiro. Neste dia, o brilho do fenômeno permitirá que seja observado por qualquer pessoa apenas com a ajuda de um binóculo.

Segundo especialistas, o cometa pode ser observado das 4h até o início da manhã nos dias que antecedem sua máxima. Já em 24 de fevereiro, ele se tornará visível desde o entardecer até o amanhecer do dia seguinte. (para mim, a parte mais importante do texto)

"Binóculo tem que ser utilizado de qualquer maneira porque o cometa está justo no limite de não ser mais visto sem instrumentos", informou o astrônomo chileno Arturo Gómez ao Terra Chile. De acordo com o pesquisador, um dia de clima ameno e lua pequena no céu serão condições astronômicas ideais para os curiosos enxergarem o cometa.

Na maior aproximação, o Lulin chegará a 60 milhões de quilômetros da Terra e depois nunca mais passará por aqui. O nome original do cometa é Lulin c/2007. Gómez explicou que a letra "c" indica que o cometa possui uma orbita que dura mais de 200 anos.


fonte:
Terra

Já dizem por aí que Lulin só veio mesmo para passar o Carnaval...

(do título: contando que cada geração é composta de 25 anos)

Mais fotos do Lulin aqui. (eu sei que é clichê 'jogar no Google' mas tem gente que nem isso faz...)

Bom sábado de carnaval *^^*

Nenhum comentário:

Postar um comentário