Esta é a parte que você nunca arrancará de mim.

quinta-feira, 5 de março de 2009

A Amazônia não é o 'pulmão do mundo'

Sabemos, quem não sabe, saiba agora, que a Amazônia ou a Floresta Amazônica não é o 'pulmão do mundo' como alguns insistem em dizer. Ela é um bioma que consome tudo que produz, ou seja, todo o oxigênio que libera na inspiração das árvores ela mesma retira da atmosfera, consumindo durante a noite. Mesmo assim, ela é muito importante. Se totalmente destruída, tornaria algumas áreas próximas um completo deserto (aconteceria com o sertão nordestino) e outras áreas extremamente quentes, prejudicando também a vegetação destas (o que aconteceria com o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantis, até São Paulo, Rio de Janeiro, etc). Por isso, fiquemos atentos ao que é nosso por direito e amado por natureza. Aí vão algumas notícias sobre ela:
  • Dados divulgados pelo Instituto nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta terça-feira (3) indicam que a floresta amazônica perdeu 754,3 quilômetros quadrados de florestas entre novembro de 2008 e janeiro de 2009. A área equivale a metade do município de São Paulo.
  • Terras de um assentamento de reforma agrária na Amazônia foram postas à venda de forma irregular em anúncios em pelo menos três sites da internet, descobriu a equipe do Fantástico. O homem que se diz proprietário é Ernesto Costa, que mora a mais de 9 mil quilômetros de distância, em Woking, cidade perto de Londres.
  • No segundo semestre de 2008, fiscais da reserva contabilizaram o nascimento de 381 mil tartarugas. Elas são protegidas dia e noite dos seus predadores e de caçadores da região. Segundo o chefe da Abufari, Fernando Weber, entre as centenas de milhares de tartarugas que nascem na reserva, sempre há uma ou outra albina. "Todo ano nascem, mas são poucas, umas cinco", explica.

  • Uma nova espécie de peixe ornamental que habita os Rios Madeira e Purus foi descoberta pela pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas e da Universidade do Estado do Amazonas Cristina Bührnheim.
    Por seu tamanho reduzido em comparação a outros peixes do mesmo grupo, a piaba dálmata (Amazonspinther dalmata) é considerada uma miniatura – os exemplares coletados têm em média 17 milímetros e não passam de 20 milímetros de comprimento, quando outras piabas chegam a 60 milímetros.

  • O Banco Mundial (Bird) anunciou nesta quinta-feira (5) a aprovação de um empréstimo de US$ 1,3 bilhão para projetos ecológicos no Brasil, dentro de um pacote voltado para a luta contra a deterioração da floresta amazônica e em defesa da energia renovável.

fonte: Globo Amazônia

Preserve para conservar. Óbvio, mas difícil quando tem dinheiro na parada e você precisa dele para sustentar sua família.

Boa noite de quinta-feira (;

Nenhum comentário:

Postar um comentário