Esta é a parte que você nunca arrancará de mim.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Devalued




As crônicas do além do céu - Devalued



Aquele planeta era muito parecido com o seu.
Plantas, pessoas, construções, tudo muito parecido, exceto por características bem peculiares, como a uniformidade da cor da pele (todos eram caucasianos), possuiam o mesmo tom de cor de cabelo e o mais estranho para ela: todos tinham muito dinheiro.
Não o dinheiro que era conhecido na Terra, mas uma moeda de troca e que todos tinham muito.
Ava acho aquilo diferente, quando conseguiu uma visita com o governante daquele local, logo o parabenizou:
"O senhor sabia que de onde venho há muita desigualdade? Pessoas morrem por causa desse problema todos os dias!"
"Sim, há muitas gerações conseguimos chegar a um ponto em que todos têm o poder de comprar qualquer coisa que quiserem, somos iguais."

Aquele 'iguais' a fez refletir. Iguais mesmo, na cor, no jeito de andar, nas palavras usadas, eles eram idênticos. Isso sim era uma sociedade igualitária, no sentido mais bizarro da palavra.
Passadas apenas algumas horas de sua chegada, Ava começou a reparar uma ação daqueles habitantes que a irritava: o desperdício.
"Mas você nem acabou de comer esse pedaço, ainda tem carne nele!"
"Porque você diz isso? Tem muitos outros pedaços, tome, pegue um desses e não passe vontade!" -ofereceu o anfitrião à ela.
"Não, vou acabar esse primeiro, se me der vontade eu como outro, mas só se me der vontade..."
O anfitrião refletiu um pouco, mas pela sua expressão, Ava soube que ele não havia entendido.

Com as refeições era difícil ver o mau uso, mas não era só com a comida: vestimentas, água, veículos, nem a natureza daquele mundo não era valorizada. Como tinham muito dinheiro e um poder de compra igual, todos os habitantes desperdiçavam tudo o que adquiriam. Tudo.
Aquilo a irritou, no lugar de onde vinha, cada casa possuia eletrodomésticos que possibilitava a conservação de alimentos, ela tentou explicar.
"Nós abolimos essa política há tempos!"
"Política?"
"Sim, a política de 'guardar'. Horrível essa palavra, não? Guardar para mais tarde pra quê se você pode comprar um outro novo?"
Ela ficou enjoada só de pensar nessa ideia, e refletiu: se sua raça chegasse à igualdade total, agiriam assim, tão displicentes quanto ao futuro?
Não teriam medo da falta?...
"Falta é uma palavra que já não existe mais no nosso vocabulário! Compramos dos planetas agrários próximos daqui e firmamos acordo que façam com que eles mantenham o mesmo preço há anos também... Não temos sustos nem preocupações com isso."

Ela e seus amigos continuaram naquele planeta por mais alguns dias, o tempo necessário para reabastecerem e reorganizarem suas rotas e destinos. Fez amigos lá, mas ela foi embora com a sensação de que não se encaixaria naquela sociedade tão igualitária. Será que no fundo, a desigualdade evitava o desperdício e a falta de responsabilidade?

Após algum tempo, os planetas agrários próximos foram atacados e sua população foi erradicada.
Sem alternativas, pois não havia planos caso essa situação surgisse, a população do planeta do desperdício foi extinta.
Quando sobra não há valor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário