Esta é a parte que você nunca arrancará de mim.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Dinheiro: o valor está no fim e não no meio.


 A frase que dá nome á essa postagem vem de um blog que encontrei, falando sobre economia e sobre um assunto que gostaria de deixar umas palavras aqui: o valor que damos ao dinheiro.
Explicando a frase: "o valor do dinheiro está no fim e não no meio", pois, a moeda é um meio de conseguirmos o que queremos (como casas, carros, artigos eletrônicos, esposas... etc), até aonde pode levar a ambição humana. E o fim é o que ela nos consegue, ou seja, os produtos comprados. O valor está nos produtos e não na moeda.
Cada país ou região possui sua moeda, como nos Estados Unidos, a moeda é o dólar americano, na Europa, a maioria dos países utilizam o euro (a Dinamarca, a Suécia e o Reino Unido não o utilizam atualmente. Chipre e Malta pertencem à zona euro desde janeiro de 2008, e os restantes nove países que aderiram à União Européia depois de 2004 comprometeram-se a adotar o euro quando tiverem condições para isso). Os mais influentes com certeza são estes e a libra esterlina, moeda do Reino Unido e uma das de maior valor. 
O símbolo do euro é  , e vale hoje 3,14528657 reais. O símbolo  mais usado do dólar americano é US$ e vale hoje 2,43499774 reais e a libra esterlina, seu símbolo é £ e vale 
hoje 3,61499764 reais. 
Como já sabemos, essas moedas são muito influentes na nossa, o real
Temos a crise do setor imobiliário americano, que 'estorou' em setembro, 
como exemplo. 
Nossa moeda já foi réis, cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, 
cruzeiro real, e hoje em dia é chamado real. 
O real foi implantado através do Plano Real por Fernando Henrique 
Cardoso, atual ministro da Fazenda na época da idealização do plano, 
e em 1994 foi adotado em definitivo. 
Em sua cédula, está a Efígie Simbólica da República, interpretada sob a forma de escultura e no verso, a imagem de um animal da fauna brasileira. O modelo do Plano real foi capaz de conter a inflação descontrolada que assolava a economia do Brasil, afinal foi adotado um regime 
cambial fixo a um conjunto de moedas liderado pelo dólar americano. Para se ter uma idéia, a moeda brasileira atingiu sua cotação máxima no dia 31 de Março de 1995, quando um real chegou a valer US$1,20. 
Temos que dar o valor correto ao dinheiro, é uma forma de troca, ou seja, é um instrumento. Para cada valor em moedas e cédulas há um valor correspondente em ouro no Banco Central de cada país, então o que você tem é apenas um pedaço de metal ou um papel que lhe dá garantia de ouro. 
Dinheiro é bom, sempre nos dá uma 'coçadinha na mão' quando vemos uma nota alta, não é?
 E achar dinheiro 'esquecido' no bolso? E achar dinheiro na rua? Não te faz 'ganhar o dia'?
Em tempos de crise, essas 'opções de felicidade' de encontrar dinheiro estão extintas. Ou você já encontrou valor maior que 5 centavos na rua, depois do estouro da crise?

pesquisas desejadas: WapediaBlindagem FiscalValor do Dinheiro.


bonne nuit ou bon a rafraîchi, parce que la chaleur est de meurtre...

2 comentários:

  1. Concordo plenamente! O valor do dinheiro não é a nota em si, mas sim, o produto que ela pode comprar. Se a nota valesse alguma coisa, daria para rasgar e "inventar" um novo valor, como as crianças tentam fazer, muitas vezes (rasgar uma nota de 10 e conseguir duas de 5, por exemplo).
    Adorei o texto, Luana. Nos faz pensar sobre o valor real do dinheiro - coisa bem útil nos tempos de crise.

    ResponderExcluir